GESTÃO DE CONFLITOS

  • O lado positivo do conflito
  • Conceitos e Prática do Modelo Ganha-Ganha
  • Primeiro eu resolvo o conflito em mim e depois ajudo o outro a resolvê-lo
  • A neurociência e a gestão de conflitos - Qual cérebro você está usando?
  • O conceito e a prática de “humanizar” o opositor
  • Pequenas diferenças entre opinião (interpretação) e observação (fatos) que fazem uma grande diferença na gestão de conflitos
  • Os comportamentos mais efetivos nas situações onde estão envolvidos grandes objetivos, opiniões discordantes e emoções
  • Obter clareza sobre o meu papel, minha intenção e minha atitude, elementos chaves envolvidos no conflito interpessoal
  • Diferença entre interesse e posição para a solução criativa de conflitos
  • O pensamento por E em oposição ao pensamento por OU e suas consequências nos conflitos

COMUNICAÇÃO 5 ESTRELAS®

  • Escutar Ativamente
  • Observações X Opiniões
  • Reclamações Produtivas
  • Desculpas Válidas
  • Pedidos/Promessas/Compromissos
  • Posição e Interesse

OS 5 Rs da POSTURA PROFISSIONAL ÉTICA do EDUCADOR

  • Respeito a si mesmo - Integridade e valores pessoais
  • Respeito ao outro – Princípios universais
  • Regra de Ouro da Ética Mínima
  • Reciprocidade- Equivalência e Imparcialidade
  • Responsabilidade Incondicional – Protagonismo

ANALFABETO OU MESTRE EM EMOÇÕES?

  • Distorções Cognitivas e Emocionais
  • Emoções e Respostas às Emoções
  • Autoconsciência da emoção e reconhecimento da emoção no outro
  • Autoaceitação da emoção e aceitação da emoção do outro
  • Autorregulação e influência sobre o outro –Motivação
  • Autoanálise e indagação do outro
  • Expressão e escuta ativa