- O lado positivo do conflito
- Conceitos e Prática do Modelo Ganha-Ganha
- Primeiro eu resolvo o conflito em mim e depois ajudo o outro a resolvê-lo
- A neurociência e a gestão de conflitos - Qual cérebro você está usando?
- O conceito e a prática de “humanizar” o opositor
- Pequenas diferenças entre opinião (interpretação) e observação (fatos) que fazem uma grande diferença na gestão de conflitos
- Os comportamentos mais efetivos nas situações onde estão envolvidos grandes objetivos, opiniões discordantes e emoções
- Obter clareza sobre o meu papel, minha intenção e minha atitude, elementos chaves envolvidos no conflito interpessoal
- Diferença entre interesse e posição para a solução criativa de conflitos
- O pensamento por E em oposição ao pensamento por OU e suas consequências nos conflitos
- Escutar Ativamente
- Observações X Opiniões
- Reclamações Produtivas
- Desculpas Válidas
- Pedidos/Promessas/Compromissos
- Posição e Interesse
- Respeito a si mesmo - Integridade e valores pessoais
- Respeito ao outro – Princípios universais
- Regra de Ouro da Ética Mínima
- Reciprocidade- Equivalência e Imparcialidade
- Responsabilidade Incondicional – Protagonismo
- Distorções Cognitivas e Emocionais
- Emoções e Respostas às Emoções
- Autoconsciência da emoção e reconhecimento da emoção no outro
- Autoaceitação da emoção e aceitação da emoção do outro
- Autorregulação e influência sobre o outro –Motivação
- Autoanálise e indagação do outro
- Expressão e escuta ativa