Workshop - AS 4 COMPETÊNCIAS DO EDUCADOR COACH® E A NEUROEDUCAÇÃO

 

Justificativa

O futuro da educação passa, inevitavelmente, por uma reavaliação da relação e interação entre professor e aluno, independentemente da metodologia pedagógica utilizada.
A evolução de uma postura, ainda habitual, do professor como detentor do saber para uma postura integrativa de Educador Coach - onde esse último serve como catalizador para o desenvolvimento do potencial do próprio aluno-, transforma e remodela o processo de ensinoaprendizagem.
Além disso, recentes descobertas da neurociência (estudo da mente e do cérebro) aplicadas aos relacionamentos no ambiente educacional, nos utorizam a afirmar que a maneira como o mestre pensa, sente e se comporta é fator determinante na obtenção da colaboração, motivação e aprendizagem por parte dos alunos.
A oficina dá a oportunidade ao professor de conhecer, refletir e aprender sobre a essência da NeuroEducação, assim como também conhecer os rincipais instrumentos do coaching.

 

Carga Horária

Palestra- 1h30m/2h
Workshop – 3h/4h

 

Conteúdo Programático

4 competências do Educador Coach®

1-AUTOLIDERANÇA
2-O PODER DA INFLUÊNCIA INTELIGENTE
3-NEUROEDUCAÇÃO
4-EDUCAÇÃO COACHING

 

Objetivos

  • Oferecer aos educadores presentes no workshop uma inovadora e eficaz abordagem da educação, a NeuroEducação, com efetiva aplicabilidade nas escolas
  • Apresentar as cinco dimensões essenciais, segundo os preceitos da neurociência, para o educador que busca proporcionar o ambiente favorável ao processo de ensinoaprendizagem.
  • Despertar a consciência do poder e da influência do professor para transformar sua interação com o estudante a partir do seu próprio pensamento e comportamento. 

Metodologia

Vivencial através de dinâmicas de grupo, exposição do conteúdo através de apresentação de slides, reflexão e autoquestionamento sobre os temas e conceitos trazidos na oficina.

 

Resultados

  • Provocar uma quebra de paradigmas do participante sobre seu papel como educador, o qual sairá do evento questionando e refletindo sobre sua atual visão e ação no mundo.
  • Possibilitar ao educador uma auto avaliação do quanto sua visão sobre seu papel está alinhada com as exigências da educação para o século XXI, possibilitando assim mudanças importantes na sua atitude, comportamento e desempenho.
  • Trazer conscientização aos participantes da oficina sobre onde eles têm colocado o foco da sua atenção prioritária, se na informação ou se na sua interação com os alunos. Desta forma facilitando uma formação integral, humanizada, plural e diversa do ser humano.

Resumo

A participação dos professores neste workshop dará a eles a oportunidade de conhecer e experimentar uma amostra do programa de FORMAÇÃO EDUCADOR COACH® de 32h, partindo do princípio de uma educação comprometida com a formação do ser humano para a vida, não apenas para um determinado cenário. É um programa que visa ao desenvolvimento atitudinal e comportamental do professor do século XXI que exige, além do ensino de conteúdo – a aprendizagem intelectual-, uma educação também no aspecto relacional, para que o aluno possa desenvolver-se em todos as dimensões do ser humano. A metodologia inclui em primeiro lugar uma vivência com todos os participantes, depois a apresentação dos conceitos por eles vividos na dinâmica. A base conceitual e filosófica dos assuntos abordados vêm de fontes e influências das disciplinas Psicologia Positiva, Neurociência Social e abordagem Coaching para o desenvolvimento do Ser Humano. Tudo isso trazido de forma prática, para a utilização no ambiente escolar , como também nas relações dos educadores com a família do aluno e direção da escola. Para o educador que deseja desenvolver seu potencial permanentemente, torna-se essencial entrar em contato com as últimas descobertas científicas relevantes para o processo de ensinoaprendizagem. Isto o torna capaz de fazer uma contribuição única e significativa para os educandos.
Todo mestre deixa uma marca no aprendiz ! Cabe ao educador buscar o aprendizado e a prática para que este legado seja indelevelmente positivo.

Palestra - O MUNDO VUCA E O IMPACTO NA EDUCAÇÃO


Objetivo

O principal objetivo é propor uma profunda reflexão sobre a área da educação, através da consciência do empreendedor, gestor e educador sobre sua forma de pensar e agir, a estratégia de perenidade para a instituição e o quanto isto está sintonizado com a realidade do mundo VUCA.
Objetiva também apresentar o novo pensamento e as habilidades necessárias para navegar neste novo cenário, atendendo com eficácia as necessidades deste novo aprendiz.


Conteúdo

Mundo VUCA- Volátil/Incerto/Complexo/Ambíguo
Competências VUCA para enfrentar o Mundo VUCA
Economia Colaborativa/Compartilhada/Sustentável
Pensamento Disruptivo e Think Tank

 

Metodologia

Palestras com exposição oral (slides), incluindo dinâmicas para interação com os
participantes no formato workshop.

Carga Horária

Para a apresentação em forma de palestra, a duração é de 1h45m.
Para o formato workshop, a duração é de 4h, com intervalo de 20 minutos.



Público

Para os empresários, líderes e educadores de instituições educacionais.

 

Palestrante - Diva Silveira

  • Diretora da 3A Coaching- Aprendizagem Corporativa Coach há 17 anos, com duas cerificações internacionais uma pelo ICI – Integrated Coaching Institute, outra pela ICC – International Coaching Community e formação em NEUROCOACHING pela Results Coaching Systems.
  • Formação Acadêmica em Administração de Empresas e em Comunicação Social pela PUCRS.
  • Formação em Dinâmica de Grupo pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo).Atua como consultora, facilitadora de treinamento comportamental e palestrante da área de Negócios, Educação, Liderança e Desenvolvimento Humano.
  • Professora da disciplina Produtividade Pessoal do curso de MBA Desenvolvimento Do Potencial Humano da FranklinCovey em São Paulo.
  • Facilitadora credenciada da Abril Educação para ministrar o programa O Líder Em Mim para os educadores das escolas brasileiras, projeto de âmbito nacional.
  • Desenvolveu programas de treinamento e coaching para a diretoria de organizações como GRUPO AMAGGI, GRUPO CANOPUS, GRUPO TRESCINCO/ ARIEL, PROSOJA, FAMATO, SENAR-MT, SICREDI, em São Paulo para as empresas MARS (chocolates MM), BD-Becton e Dickinson Company e no Rio para os LABORATÓRIOS ABBOTT, PROTESTE.
  • Desenvolveu treinamentos, entre outros, para os colégios PLURAL, LEROTE e, no ano de 2016, foi palestrante da BETT EDUCAR- São Paulo, 8º Congresso Internacional de Educação em Gramado- RS e III Congresso da Educação Católica em Curitiba.
  • O diferencial de seu trabalho é a utilização da neurociência aplicada à liderança e à educação.

 

“Ah, os alunos de hoje não são mais os mesmos...”

“É claro que os alunos de hoje não são mais os mesmos. Mas, essa expressão pode indicar certa distorção pedagógica. Afinal, alguém diz isso e, ainda, continua dando aula do mesmo jeito que dava há 10 ou 15 anos? Se os alunos não são mais os mesmos, se o mundo não é mais o mesmo, como fazer do mesmo modo?”


Mario Sergio Cortella